segunda-feira, 22 de julho de 2013

Loucuras de férias - Dia 09 - Budapeste

A viagem de Bratislava para Budapeste foi mais uma tranquila da vida. Chegamos na estação húngara no horário e nosso hostel era bem perto dela (2 quadras). Pra variar, estava fazendo uma baita reforma na estação, então nos batemos um pouco pra sair dela, mas deu tudo certo. Nosso hostel na verdade era um apartamento com 3 quartos e eu a Ju ficamos com um privado só para nós dois. O carinha era bem gente boa e até deixou a gente pagar depois, porque no momento não tínhamos nenhum florim húngaro (ou coisinhas, como preferirem). 1 EUR =~290 HUF, mas os caras sempre jogam pra cima e a gente sempre saca ou troca pra baixo. Resumindo, sempre que se troca de moeda, a gente sai perdendo, mas fazer o que, é a vida.

Pra quem não sabe ou não lembra, eu já tinha ido para Budapeste em Novembro do ano passado, com o Matheuxx, o Marcus e o Guilherme (confiram no meu brog). Assim como a Ju foi minha guia em Viena (ou não) e em Bratislava, eu fui o dela em Budapeste. Como ela não conhecia nada, fomos andando mesmo até a Deak Ferenc, no centro. A primeira imagem dela de lá foi que a cidade lembrava São Paulo, porque tinha um monte de prédios meio abandonados e não parecia nada turístico. Isso é, até chegar no centro. Lá, sacamos nossas coisinhas e andamos pelas ruas do centro até chegar na Basílica. Apesar de eu já ter conhecido, recomendei subirmos até a cúpula para ter uma visão panorâmica da cidade. E realmente, vale a pena, é muito bonito. De lá, dá pra ver o Palácio da Maria Teresa (de novo!?), a Igreja de São Mathias, o Parlamento húngaro, a Estátua da Liberdade, etc.

Nós, arrasando na frente da Basílica =)

Vista de cima da Basílica: Palácio da dona Maria Teresa e a Igreja de São Mathias.

Ao descer, fomos até o rio Danúbio e pude passar pela ponte Chain Bridge, que não passei da outra vez, porque estavam fazendo um filme húngaro. Até sentamos na praça do lado para aproveitar a vista e descansar um pouco. A seguir, andamos pela margem do Danúbio no lado Buda para termos a melhor visão do Parlamento, que adivinhem... estava de reformas. E outra senhora reforma, não dá pra tirar uma foto boa, nem sequer andar lá perto. #falaserio.

Vista da Chain Bridge: o Palácio e o leão dos Lannister (hear me roar)

 O Parlamento (e suas reformas).

Enfim, demos a volta e passamos pela outra ponte, de onde dá pra ver todos os principais pontos turísticos também, e procuramos pelo Novo Mercado, mas não achamos, e como estávamos com fome, almoçamos por ali mesmo. O problema era: não tinha nenhum prato vegetariano, então tive que pedir porções de arroz, salada e batata frita (aah, batata frita, saudades da Bélgica). A dona Julia ficou rindo da minha cara que eu ia comer só porções, até vir o prato dela, que era peito de frango, mas veio realmente só o peito de frango, com mais nada #avingaçavemacavalo. Com a barriga cheia, alcançamos de novo a Deak Ferenc, onde tinha uma feirinha com uma roda gigante e tal. Mas nem demos bola, voltamos andando para o hostel, aproveitando pra fazer compras no mercado, já que o apartamento não tinha café-da-manhã e íamos ficar mais 3 dias.

Tentativa fail da Ju. E eu mó agachado no meio da calçada e as pessoas passando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário